Área de Intervenção - Voz
Área de Intervenção - Voz

A voz é uma manifestação expressiva da pessoa, na sua totalidade. Através dela cada indivíduo é capaz de se expressar e comunicar com os seus semelhantes de uma maneira singular e única. A voz traduz a vida psíquica e emocional de quem se expressa e sobressai uma acção complexa de nervos, ossos, cartilagens e músculos, que implica o corpo de uma forma global. A voz serve de veículo para a emissão de palavras e estas, por sua vez, servem para comunicar, trocar ou partilhar as nossas emoções, sentimentos, conceitos, opiniões ou juízos de valor. A eficácia da nossa actividade comunicativa depende em grande medida, da qualidade da nossa voz.


As perturbações que surgem na sua produção podem ter diversas origens. Dentro das perturbações ao nível da voz destaca-se as afonias ou disfonias. As Disfonias orgânicas correspondem a paralisias uni e bilaterais das pregas vocais, pólipos, nódulos, diventrículos ou laringectomias e as Disfonias funcionais referem-se a mau uso e abuso vocal.


Disfonia/Afonia:



  • Entende-se como um distúrbio da comunicação, no qual a voz não consegue cumprir o seu papel básico de transmissão da mensagem verbal e emocional de um indivíduo. Segundo BEHLAU & PONTES (1995), a disfonia representa qualquer dificuldade na emissão vocal que impeça a produção natural da voz, enquanto a afonia representa a perda total da emissão vocal. Estas dificuldades podem-se manifestar através de uma série ilimitada de alterações como: esforço à emissão, dificuldade em manter a voz, variação na qualidade vocal, cansaço ao falar, variações na frequência fundamental habitual ou na intensidade, rouquidão, falta de volume e projecção vocal, perda da eficiência vocal e pouca resistência ao falar, entre outras. A disfonia é um sintoma presente em vários e diferentes distúrbios.


Abuso Vocal:



  • Corresponde a gritar, efectuar vocalizações tensas, ter um uso continuo da voz e com frequentes ataques glotais, tossir varias vezes e pigarrear. Podem ainda corresponder a pessoas que cantam com uma técnica inapropriada, em ambientes poluídos ou emitem vocalizações de forma abusiva em condições debilitantes.


Mau Uso Vocal:



  • Ocorre quando se apresenta uma intensidade vocal forte ou quando se fala em sussurro. Falar ou cantar num tom de voz não adequado à pessoa ou falar demasiadamente depressa tambem sao causas frequentes.